O Descaso político social…

Hoje repassando o filme e tudo o que esta conectado ao mesmo me fez refletir muito sobre o descaso politico social que vivemos na cidade de São Paulo.

Alias cidade essa, que nasci e cresci, vivi meus 30 anos la dentro em um bairro da zona leste, adorava aquele lugar, não menos só porque estou morando fora por assuntos profissionais e sociais, mas que levo no meu coração essa cidade.

O filme em si, não demonstra toda a sínteses do problema social, revalida o problema em si, mostra com orgulho os parâmetros sociais que um menor poderá encontrar ali nas periferias da cidade grande, os muros altos, prédios enormes, uma abismo social de grandes proporções.

A preocupação neo natal politica social, não atinge os corações políticos escolhidos pelo povo em ato de ditadura democrática, alias um apelo as associações em tela que por favor, exigam o fim do voto obrigatório direto que nada tem de democrático.

A realidade que assustava no passado, da minha infância truculenta e cheia de altos e baixos, continua em dias atuais, hoje o pai que vê o filho sendo criado nas mesmas condições sociais que ele teve um dia quando menor, paira pela cabeça do ser como será a cidade, no caos urbano, do futuro do neto, quando bem dizia o grupo de rock ira, sobre a questão do pai e filho quem é quem nessa atmosfera social cheia de preconceito e desvalores sociais, o abuso do poder politico, injustiça pura e nua, o alto flagelo no corpo do povo, a falta de descaso social dos políticos que um dia foram eleitos justamente para abastecer o povo de medidas sociais e sinceras.

O filme retratou bem essa fase do menor adolescente em risco e desproteção social, venho escrevendo muito a respeito, aliás os últimos 10 anos que vivo fora do pais, parece que as medidas preventivas  estão paradas no tempo e espaço urbano social politico.

Darei inicio ao doutorado e não tenho medo das atualizações sobre esse assunto, o medo é que, em 30 anos ou mais nada fora feito a respeito de medidas preventivas sociais em relação ao menor, o adolescente carece do social…

Passar por abusos sociais talvez seria considerado um trauma equiparado ao abuso físico, psicológico etc, o social seria tão importante como as outras áreas do conhecimento e o filme retrata com pinceladas atômicas o conteúdo do saber querer.

Uma frase que ecoa no meu intimo, não querendo falar nada mais sobre o filme em particular, mas a tal frase não sai da minha cabeça, quando um dos menores alunos de Lázaro Ramos vira pra ele e diz” você vai abandonar a gente como todos fizeram, você não liga pra gente”…???

Quem liga pro menino(a) agora? quem vai cuidar deles nos próximos 30 anos…

Obrigado.

5 pensamentos sobre “O Descaso político social…

  1. Muito bom Dr. Anderson; que bom que estás fora do Brasil, se seguisse aqui estaria deprimido ou muito abalado com a situação desse país (eu estou).

    Não sou da tua terra natal (SP); sou do centro oeste (MT); mas vivo no nordeste, em uma grande metrópole chamada Recife (PE); recentemente (há 3 anos) vivia em Fortaleza (CE) que é bem mais violenta e pobre que Recife.

    Os governantes do Brasil (de esquerda ou Direita) nunca conseguiram fazer uma prevenção primária decente, uma que evitasse a criminalidade; a educação é bastante “falida” (e agora querem piorar, com menos investimento); enfim…
    Viver no Brasil é falta de opção! (rsrsr);
    De 2007 a final de 2011 Vivia em Portugal (exatamente em Lisboa) e lá quase tudo era melhor (segurança e educação, nem se fala)…; mas meu lar é aqui junto a esse povo sofredor e a esses desgovernos leitos por incautos!
    Um abraço
    Sucesso para ti

    Curtido por 1 pessoa

    • Muito bom dia Dra Elane, desde já meu muito obrigado pelo comentário e pelas palavras de apoio, escova e moral. Sabemos como é em realidade “sair” do casulo e tentar uma vida normal, mas enfim, ciente dos obstáculos que fazem forte o ser. Espero ter notícias suas, positivas sempre , um grande abraço e estamos aqui para o que necessitar. Animo.

      Curtir

Deixe um comentário